Loading...

Pousada e Restaurante da Alcobaça

Elogiada por publicações brasileiras e estrangeiras, é recomendada por guias como o Quatro Rodas, The Lonely Planet e Fodor´s.

A uma hora da cidade do Rio de Janeiro, a Pousada da Alcobaça é um dos lugares mais encantadores da região serrana. Trata-se de um casarão de 1914, cercado por jardins de rosas, bromélias, orquídeas e ervas perfumadas.
Os proprietários, da mesma família que construiu a casa como residência de veraneio, cuidam pessoalmente de todos os detalhes. Os horários são flexíveis: os hóspedes podem tomar o café da manhã no horário que desejarem. Um restaurante, aberto ao público externo, oferece uma autêntica cuisine du terroir.

Quartos

Cada um dos doze quartos da pousada tem uma decoração individualizada. Além dos móveis de antiquário, contribuem para o charme dos ambientes tetos de mansarda, sacadas e janelas emolduradas por jasmins, glicínias e outras trepadeiras.

Todos os quartos dispõem de:

Banheiro privativo,
com duchas pressurizadas
Secador de cabelos
TV a cabo e DVD
Aquecimento


Localização

A Pousada da Alcobaça situa-se em Petrópolis, Estado do Rio, a 80 quilômetros do Rio de Janeiro. A 842 metros de altitude, na Serra dos Órgãos, com temperatura média de 18 graus, no verão, Petrópolis era a antiga cidade de veraneio do Imperador Pedro II. A pousada fica a 12km do Centro Histórico, em Correias, um dos distritos do município, no suave declive entre o topo da serra e os caminhos de Minas, vizinho a Nogueira e a Itaipava.

Os hóspedes que desembarcam nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont, no Rio, podem encomendar à pousada o traslado de táxi ou de van.
Abrir o Mapa
Fechar Mapa


CLIPPING - IMPRENSA

Laura Góes comanda a cozinha da Alcobaça, ponto alto na hospedaria localizada em Corrêas, na Região Serrana, e palco de refeições que atraem o devotos. (...) -Conservo resquícios das diversas fases de minha história culinária, conta a educadora carioca, que morou nos Estados Unidos, em Curitiba e em São Paulo.

Veja Rio - 6 de julho de 2009

DEPOIMENTO CLIENTE

Na Pousada da Alcobaça, as coisas mais sofisticadas parecem muito simples. Ou será o contrário? Também não saberia dizer, ao certo, o que faz dali um lugar tão encantador: se a casa e seus lindos vasos de flores, se os exuberantes jardins, se a comida, sempre deliciosa, se a delicadeza de todos que trabalham ali. Mas, talvez, o principal - como se fosse a vida que dá vida a tudo - seja a Laura. Ela comanda a cozinha, escolhe as flores e cuida de cada detalhe, fazendo com que seus hóspedes se sintam em casa - na casa dos nossos melhores sonhos.

Eucanaã Ferraz, poeta

CLIPPING - IMPRENSA

Na pousada da Alcobaça, dias normais são sempre ocasião para sobremesas extraordinárias. A de quarta-feira passada era uma receita que ela inventou (a partir de um biscoito de chocolate). Que Dona Laura é cozinheira de mão-cheia a legião que sobe a Serra para almoçar no casarão o antigo de Corrêas, distrito de Petrópolis, já sabe muito bem. (...).

Caderno Ela, O Globo - 2009

DEPOIMENTO CLIENTE

Quem sobe a serra não pode deixar de vir à Pousada da Alcobaça. Não pode haver lugar mais acolhedor e tão lindo em Petrópolis.

Joaquim Nabuco, empresário

CLIPPING - IMPRENSA

Laura e herdou essa tradição culinária familiar que enriqueceu o repertório de forma natural. (...) ela diz que o restaurante da pousada, aberto em 1992, foi um dos primeiros a oferecer cuisine du terroir no Rio de Janeiro.

Caderno Paladar, O Estado de S. Paulo, 2009

DEPOIMENTO CLIENTE

Dificil descrever esse misto de casa de familia com paraiso, jardim de Edem. Jardim que é uma festa, cheio de lições de história.

Mary del Priore, historiadora

CLIPPING - IMPRENSA

Ao norte de Petrópolis, é considerada por muitos a mais encantadora pousada da região. A propriedade tem lindos jardins e uma piscina de águas transparentes. A cozinha fornece um café da manhã e excepcional, almoços e altos chás, com ênfase nos ingredientes frescos. As refeições ($-$$$), que incluem massas saborosas, podem ser servidas no jardim. Obrigatório provar a carne assada, preparada numa charmosa cozinha de fazenda. O hotel cultiva suas próprias ervas e verduras. Todos os quartos da casa, que data dos primeiros anos do século 20, são acolhedores e decorados em estilo rústico. Prós: boa comida e bela paisagem. Contras: é necessário reservar com muita antecedência; fica a 15 minutos de carro do centro da cidade.

Fodor's Brazil, 2010

DEPOIMENTO CLIENTE

No Alcobaça tem comida boa? Tem sim senhor. Tem quartos charmosos? Tem sim senhor. Tem jardim maravilhoso? Tem sim senhor. E além de tudo, papos gostosos com Dna.Laura e Dr. Mário raros de se encontrar hoje em dia.

José Rezende - artista plástico, e Christiana Carvalho - fotógrafa

CLIPPING - IMPRENSA

Afastado do centro, no distrito de Corrêas, este lindo o hotel possui piscina, sauna, quadra de tênis e belos jardins, cortados por um pequeno rio. Há também um excelente restaurante na sede.

Lonely Planet, Brazil 2010

DEPOIMENTO CLIENTE

Ir à Pousada da Alcobaça é sempre uma experiencia feliz. Não apenas pela beleza do lugar,como pela atmosfera aconchegante , a hospitalidade e o bom atendimento dos funcionários. A tudo temos de acrescentar o ingrediente fundammental, a maravilhosa culinaria de Dona Laura, aliada a seu tempero principal, a prosa interessante, cheia de vivencias e opiniões fortes. É sempre a melhor parte

Maria Silvia Bastos, executiva

CLIPPING - IMPRENSA

A área mais urbanizada de Petrópolis se especializou num outro tipo de hotel, as pequenas pousadas ou pensões, e nenhuma delas é melhor do que a Pousada da Alcobaça, em Corrêas, um vilarejo ao norte de Petrópolis, no Vale dos Gourmets, assim chamado graças à quantidade de bons restaurantes ali concentrados. Dona Laura e o marido, Mário, que falam inglês perfeito, fruto de dois anos vividos em Michigan, transformaram a propriedade de verão da família dele, uma casa de 1914, numa charmosa pousada de dez quartos, com pouso e café da manhã, embora essa descrição não faça jus a pelo menos uma das gandes virtudes do estabelecimento, sua ótima comida, preparada sob a supervisão da proprietária. Os Jardins são uma mistura delicada e exótica dos estilos inglês campestre, vila italiana e floresta brasileira, com canteiros de flores selvagens, treliças e estátuas.

The New York Times - Suplemento Travel

DEPOIMENTO CLIENTE

O ônibus nem tinha chegado à metade do caminho, numa longa estrada sinuosa e cheia de curvas, com abismos verdejantes a perder de vista e o coração já estava ansioso. Subir a serra de Petrópolis, cidade imperial, para conhecer uma das famosas pousadas da região e sua proprietária, d. Laura Góes, era o sonho gourmet acalentado desde que eu havia lido o livro escrito por ela, no ano passado. Por todo canto, as flores coloridas e o sol luminoso já davam as boas-vindas e anunciavam o que estava por vir. Em silêncio, subimos uma ruazinha cheia de lindas e antigas casas, até entrarmos em um portão e nos depararmos com um lugar majestoso, bem-cuidado, salpicado de flores vermelhas, amarelas, de toda cor, por toda parte: a Alcobaça.

Patrycia Coelho, de Rio Branco, AC, no site Varal de Idéias

CLIPPING - IMPRENSA

"É quase como se as flores reconhecessem a dona dessa magnífica pousada, orginada de uma majestosa casa de 1918, que pertencia aos avós de seu marido, Mário. (...) Os ritmos da Alcobaça são determinados pelos clientes. Às três da tarde de um domingo de outono, uma mesa de belíssimas moças tomava café da manhã, enquanto, na mesa ao lado, uma família almoçava (...) A cozinha de Laura é renomadíssima. " Guardei as receitas das avós", ela conta. (...) A adega da casa é bem servida por vinhos internacionais e fica num velho moinho de pedra, onde outrora se produzia fubá.

Il Gambero Rosso, Itália

CLIPPING - IMPRENSA

(...) Laura transformou a Alcobaça num lugar adorável. Nos 48 mil metros quadrados de terreno há uma esplêndida horta e jardins bem cuidados. Lá dentro, a cozinha tem ótima reputação.

Veja Rio

CLIPPING - IMPRENSA

(...) "Telefonei para Mlle D, que assim como Mme R, se hospedava na Pousada da Alcobaça. Assim, pensei, salvo meu domingo. O lugar é dos mais agradáveis que existem em Corrêas. Lindo jardim, excelente comida e serviço correto. Já estavam as senhoras à mesa quando cheguei, e, diante delas, um lindíssimo pato com molho de laranja.Ah, leitor! Que pato gentilíssimo. Vinha tostadinho e acompanhado por batatas, farofa, dois pires - de pêras e de ameixas - e umas belas bananas fritas. A pena foi ter acordado tarde e não ter comido com mais detalhe e carinho o adorável palmípede." Apicius

Jornal do Brasil

CLIPPING - IMPRENSA

O caminho do pecado da gula é a estrada União e Indústria, que sai do centro da cidade imperial e leva a Correias, Araras e Itaipava. Na primeira, conheça a pousada da Alcobaça, uma propriedade em estilo normando com encantadores jardins, além do rio, de uma pequena cachoeira e da horta que abastece o restaurante homônimo.

Guia Unicard Unibanco Brasil

CLIPPING - IMPRENSA

O dia pode começar com um passeio pelos jardins e pela horta da Pousada da Alcobaça, para abrir o apetite. Você vai admirar um dos cartões postais da Serra dos Órgãos, as Pedras da Alcobaça e da Alcobacinha, imortalizadas na aquarela de um viajante inglês no século XIX. No jardim, muitas flores nativas das matas da região, além de um lago de ninféias.

Ícaro, dezembro de 2004

CLIPPING - IMPRENSA

"A Pousada da Alcobaça é cultivada com coisas que só tempo dá, reformada com um mínim de mudança pelo filho arquiteto, lembra as casa ricas do Alto Douro. Não é à toa que os restaurateus, hoteleiros donos de bares e de casas de chá das redondezas escolheram a Pousada da Alcobaça para se reunir e lançar a idéia do Vale dos Gourmets." Danusia Bárbara

Jornal do Brasil